MEMBRO DA SOCIEDADE BRASIDEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT

MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT
STAFF DO INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - INTO
STAFF DO HOSPITAL CENTRAL DO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO - HCAP

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SÍNDROME TROCANTÉRICA


O sintoma clássico é a dor na região do trocânter maior do quadril.
A dor pode irradiar para baixo no aspecto lateral da coxa ipsilateral, no entanto, este não deverá irradiar todo o caminho para o pé. O início do quadro pode ser tanto insidioso ou agudo.
Os sintomas são agravados quando o paciente traumatiza a região afetada (como por exemplo, deitado de lado sobre a região).
A dor, ocasionalmente pode despertar o paciente durante a noite.
Movimentos de rotação interna e externa do quadril ,caminhar, correr, e outras atividades podem piorar os sintomas. Muitas vezes a dor limita a força e faz com que o paciente refira fraqueza no membro inferior acometido. Os sintomas  muitas vezes são relacionados ao aumento da atividade ou exercício.

Muitas patologias podem ocasionar a dor na região trocantérica. Alguns diagnósticos diferencias são: Bursite trocanteriana, tendinite glúteo médio e mínimo, lesões de fibra musculares destes tendões, lesões tumorais primárias do osso ou metástases ósseas entre outras.

TRATAMENTO
O tratamento inicial baseia-se no repouso relativo, incluindo restrição de atividades como subir escadas. Pressão direta sobre o local afetado também deve ser evitada.

Uso de medicamentos como AINEs e corticóides podem ser usados.
A infiltração local deve ser evitada, porém pode ser usada em casos refratários.

A fisioterapia é parte importante no tratamento sendo fundamental o alongamento e fortalecimento da musculatura glútea, além de terapias anti inflamatórias como Tens e crioterapia ( gelo )
Atletas com síndrome trocamtérica devem parar de realizar sua atividade esportiva, só sendo liberado o retorno quando: houver melhora do quadro clínico, ou pelo menos melhora da dor a palpação local ou da claudicação.

Geralmente, nenhuma intervenção cirúrgica é necessária para casos de bursite trocantérica, porque a maioria dos pacientes respondem bem ao tratamento conservador. No entanto, a cirurgia pode ser indicada se os sintomas forem refratários ao tratamento conservador.

A cirurgia baseia-se na ressecção longitudinal de parte do trato ílio tibial junto com a retirada da bursa inflamada. Esta pode ser realizada por via aberta ou artroscópica.

8 comentários:

  1. Sinto esta dor ha´mais de um ano. Qdo deixo de fazer atividade física leve e melhora a dor, volto a me movimentar e ela retorna. Não tenho posição pra dormir e já tentei tds os tratamentos. Cheguei a tomar 2 infiltrações mas menos de 48h dps a dor já havia retornado em ambas as vezes. Marquei 2 consultas já c/o sr. mas, por motivo de força maior, tive q desmarcar. Agora, com o 'começo do ano' vou remarcar. Mto grata!

    ResponderExcluir
  2. dr;gustavo tenho 62 anos e sou funcionaria do hospital cardoso fontes,num determinado plantão caí ao tropeçar numa escada auxiliar,fiquei sem caminhar alguns dias sofrendo de dores fortes ,mas ainda hoje sofro muito e não encontro apoio,sendo obrigada a trabalhar ...Fiz o cat e o medico que me atendeu não se responzabilisou pelo caso,o fato é que estou deprimida preciso de sua orientação.Muito grata.gloria rangel.imail gloriadami@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Dr. Gustavo, boa noite. Em final de outubro e início de novembro passado, comecei com esses sintomas. Como sofri um acidente em setembro/2008, o ortopedista e a neuro encararam como uma mais uma crise de coluna cervical e lombar. No acidente, fiz o chicote e bati a coluna. Em 2012, comecei a reclamar muito de dor na lombar, irradiando para as pernas, principalmente, a esquerda. Resultado: joelho falhou após sentir perda de força na perna e cai, descendo do 5o. para 4o. degrau da escada. Bem, rompi os ligamentos do pé e o tendão, mas, graças a deus, não houve cirurgia. a dor é descrita como o senhor disse. Acordo à noite incomodada e não posso dormir sobre o lado esquerdo. Pulsa, fisca e quando ando é pior ou exercito é pior. Se assento, ao levar e tentar andar, sinto a perna presa e uma dor ido na direção da virilha. A ressonância identificou um discreto traço de fratura na medular óssea subcortical incompleto no trocânter maior do fêmur à direita, associado a edema da medular óssea adjacente, espessamento e alteração da intensidade de sinal das porções insercionais do glúteo mínimo bilaterais (tendinite). A fratura, segundo o médico, existe mais de dois anos, então, seria da queda ou do acidente. Tenho acompanhamento com Ortopedista, Neuro e Clínica da Dor devido à hérnia de disco na lombar e cervical e para suportar a dor. Adquiri uma Síndrome do Desfiladeiro Torácico que afeta o braço esquerdo com dormência, dor e esfriamento da mão e braço.
    Poder-me-ia ajudar? Fui ao médico hoje e sai com uma diagnóstico de fibromialgia, sendo que esse dor é exatamente como o senhor descreveu e não tenho dores pelo corpo afora. A dor é não coxa, quando faço um movimento de rotação com a perna, ando, assento e levanto-me, dor nas nádegas. A dor da perna, quando ando, incomoda na junção entre o quadril e o fêmur, parte externa. O que faço???? Pode indicar-me um médico em BH que conheça já que mora no Rio? Ajude-me. Já não sei o que fazer mais. Já tomei muito corticoide e anti- inflamatórios tão fortes que sagrou o estômago e houve presença de sangue nas fezes.
    Deixo o e-mail: beth10leal@hotmail.com.
    Desde já lhe agradeço e desejo-lhe um feliz 2014.
    Abraços.
    Érica Elizabeth.

    ResponderExcluir
  4. Olá Dr Gustavo, estava lendo seu artigo que um paciente me enviou e costatei um pequeno equívoco em relação ao TENS, pois o mesmo não serve como como tratamento anti inflamatório e sim para analgesia da dor pelo sistema de comportas, para o reparo tecidual como tratamento anti inflamatório é utilizado o Ultrassom terapêutico e gelo mais comumente.

    Desculpe por qualquer coisa.

    Att: Dr. João Pedro Leite
    Fisioterapeuta

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.eu sinto está dor a dois anos,os ortopedista sempre idicam anti-imflamatorio e fisioterapia.que melhora quase nada.nao sei mais o que faço,a dor é diária.principalmente ao deitar.

    ResponderExcluir
  6. Dr, sou motorista de caminhao, estou sentindo muita dor na regiao abaixo do quadril, a dor fica no meio entre a linha da cintura e a coxa pela lateral, comecou ja tem uns 5 meses areas, eu trabalhava m um caminhao com o acento do banco gasto e acabava devido ao desnivel da Estrada pressionando a regiao na estrutura de ferro do banco,, passava em media umas 5horas na mesma posiçao. O que devo fazer para amenisar e tratar o problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando me exercito a dor diminui, mas quando estou sentado a dor retorna

      Excluir