MEMBRO DA SOCIEDADE BRASIDEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT

MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT
STAFF DO INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - INTO
STAFF DO HOSPITAL CENTRAL DO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO - HCAP

terça-feira, 7 de agosto de 2012

DIETA E METABOLISMO ÓSSEO


A dieta balanceada é um importante fator para o bom funcionamento do metabolismo ósseo, prevenindo assim a perda de massa óssea e assim a osteoporose .

A adequada ingestão de cálcio na infância e adolescência  gera um ganho importante de massa óssea, que é fundamental para se obter um pico de massa óssea na fase adulto jovem  e evitar a ocorrência de osteoporose pós menopausica ou senil. 

A perda da massa óssea ocorre mais precocemente nas mulheres que em homens, devido a menopausa e suas alterações hormonais. Por isto a importância de mulheres obterem um bom pico de massa óssea até os 40 anos.

Não podemos descartar os fatores genéticos, usos de medicamentos como corticóides entre outros, na ocorrência da osteoporose, porém uma boa dieta é fundamental para sua prevenção.

A absorção do cálcio proveniente de latícinos e vegetais verdes escuros são mais eficientes, que a do cálcio em suplementos e comprimidos. Porém a suplementação pode trazer benefícios em casos como pacientes, que não podem ingerir leites e derivados, ou quando a deficiênica é acentuada.

A ingestão de proteínas, laticínios e também algumas vitaminas  são fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo ósseo. Suplementos alimentares contendo principalmente cálcio e vitaminas D, além de outras vitaminas como A, C, E, K e minerais como fósforo, flúor, ferro, cobre, zinco e boro são necessários para o metabolismo do osso normal

A baixa ingestão de proteínas está associada a uma maior risco de osteopenia e osteoporose. Isto é evidenciado em muitos vegetarianos que ao evitar a ingestão de carne não conseguem uma ingestão adequada de proteína vegetais. 

Outros suplementos que estão na moda são os ácidos graxos e o omega 3, encontrados principalmente em castanhas, atum e salmão. Estes atuam evitando a formação de radicais livres, diminuindo assim o número de citocinas pró inflamatórias que causam a perda da massa óssea.

Apesar de vários alimentos e vitaminas serem fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo ósseo não podemos esquecer alguns vilões que devem ser evitados em excesso como: álcool, cafeína, fibras, acido fítico e ácido oxálico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário