MEMBRO DA SOCIEDADE BRASIDEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT

MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT
STAFF DO INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - INTO
STAFF DO HOSPITAL CENTRAL DO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO - HCAP

sábado, 16 de junho de 2012

SÍNDROME DO PIRIFORME

DEFINIÇÃO:

A síndrome do piriforme, chamada por muitos como a "síndrome do bumbum sarado", caracteriza-se pela compressão do nervo ciático pelo músculo piriforme na sua saída da pelve para a região glútea.
O músculo piriforme tem como principal função a rotação externa da coxa, sendo auxiliado por outros músculos nesta função, os chamados rotadores externos do quadril, que estão em íntimo contato com o nervo ciático.
Devido à esta relação de proximidade do nervo ciático com o músculo piriforme, qualquer processo que leve a um aumento deste músculo pode causar compressão do nervo ciático levando a neurite             ( inflamação do nervo gerando a dor ).
 Algumas destas causas são a hipertrofia muscular devido a trabalho intenso da musculatura glútea principalmente em mulheres, inflamação ou hematoma pós trauma na região, alterações anatômicas locais, uso de próteses de silicone colocadas sob os glúteos entre outras.

HISTÓRIA E CLÍNICA:

História de dor em queimação irradiando pela face posterior do glúteo e coxa, que confunde muito com a compressão do nervo ciático por hérnia discal.
Início da dor em mulheres, que obtiveram grande aumento de massa muscular glútea em curto espaço de tempo com a musculação, principalmente se associado com uso de hormônios esteróides.
Alguns achados clínicos podem ser valorizados para o diagnóstico desta síndrome.
Comum em pessoas, principalmente em mulheres, que trabalham muito tempo sentadas e sentem a dor principalmente quando se levantam.
Queixa comum é a dor na palpação do nervo ciático na região glútea.
Atrofia isolada do glúteo máximo pode ser encontrada, porém é achado pouco comum.
Alguns testes específicos são realizados como o teste de Freiberg ( dor com rotação interna forçada com coxa extendida ) e o teste de Pace ( dor quando feita a abdução e rotação externa da coxa contra a resistência) sendo este o teste mais específico para a patologia.
APÓS EXAME FÍSICO CARACTERÍSTICO,  solicitamos exames complementares apenas para confirmar o diagnóstico. Entre eles o mais utilizado é a ressonância nuclear magnética

TRATAMENTO

O tratamento é conservador, sendo raríssimas as indicações de tratamento cirúrgico, que consiste na ressecção do músculo pirirforme para liberação do nervo ciático.
O tratamento fisioterápico é fundamental, com o objetivo da melhora do processo inflamatório local e melhorar o alongamento dos rotadores externos e da musculatura glútea. Alguns exercícios são mostrados na figura abaixo.
Pode ser associado anti inflamatórios e analgésicos no tratamento.


Apesar da síndrome ser mais comum em mulheres, que fazem muita atividade para hipertrofia da musculatura glútea, esta prática não deve ser condenada, pois o acontecimento da síndrome é pouco comum.


10 comentários:

  1. Tenho material sobre a cirurgia que já fiz de um lado e fiquei bom. Mas agora infelizmente deu do outro lado e devo operar de novo.
    Se quiserem , escrevam:

    rodchohfi@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor me diga em qual lugar fez a cirurgia. Estou a 3 anos com este problema. Já fiz bloqueio com butox e nada já estou com muita dificuldade de andar

      Excluir
    2. Por favor me diga em qual lugar fez a cirurgia. Estou a mais de 5 meses com esse problema, fazendo fisioterapia e nada resolve

      Excluir
  2. Dr, estou muito preocupada com minha mãe. Ela tem todos esses sintomas, só que já foi a vários médicos e ninguém dá uma solução. ela tá cada vez pior e quase não anda mais. Passou por ortopedistas, reumatologistas e ninguém dá uma solução. Ela toma vários remédios e não melhora, está fazendo hidroterapia e fisioterapia, mas nada resolve. Essa síndrome tem uma solução? Tenho medo que ela acabe numa cadeira de rodas. Pretendo marcar uma nova /consulta. Mas, no momento, queria saber se existe a possibilidade de uma pessoa com essa síndrome ficar boa. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Dr, estou muito preocupada com minha mãe. Ela tem todos esses sintomas, só que já foi a vários médicos e ninguém dá uma solução. ela tá cada vez pior e quase não anda mais. Passou por ortopedistas, reumatologistas e ninguém dá uma solução. Ela toma vários remédios e não melhora, está fazendo hidroterapia e fisioterapia, mas nada resolve. Essa síndrome tem uma solução? Tenho medo que ela acabe numa cadeira de rodas. Pretendo marcar uma nova consulta. Mas, no momento, queria saber se existe a possibilidade de uma pessoa com essa síndrome ficar boa. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. quanto fica a Cirurgia SÍNDROME DO PIRIFORME? minha mãe ta precisando urgente!

    (011) 9-5919-9606 se possível nos informa neste numero
    Desde De já Agradeço!

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, boa tarde.
    Estou a quase 1 ano com muitas dores na nádega direita, com dificuldades para andar, pois não consigo ficar ereto e por muito tempo de pé. Comprei 2 muletas para aliviar o lado dolorido, e após diagnóstico de síndrome do piriforme.
    Aliás, consultei 7 especialistas, a princípio ortopedistas em coluna, pois tenho 2 hérnias de disco lombares que me judiam todos os anos com crises oeriódicas ( +/- 2 por ano).
    Só houve desconfiança no terceiro médico consultado, na especialidade neuro-cirurgião! Me pediu ressonância magnética do quadril, e indicou 3 especialistas de quadril para consultas posteriores. Consultei os 3, mas cada um me deu um diagnóstico diferente!?! Um quer me operar com vídeo-artroscopia para desbastar a cabeça do fêmur, onde diz estar comprimindo o nervo "labrum". Os outros 2 me disseram que não é caso corúrgico, e somente com fisioterapia por um longo período é que ficaria curado. Estou fazendo fisioterapia a mais de 3 meses, e não vejo melhora. Jã tomei muito anti-inflamatório mas também não houve progresso duradouro, apenas melhora pontual durante a ingestão.
    Enfim, consultei mais um médico especialista em São Paulo, que também quer me operar da síndrome do piriforme, onde estou quase cedendo para a cirurgia, mas tenho ainda muitas dúvidas se ficarei bom ou não.
    O que vc pode me ajudar a respeito, já que foi operado desta enfermidade!! Quais eram seus reais sintomas? Procure ser o mais detalhista por favor, para que eu tenha meios de comparação do que venho sentindo!!
    Qual médico vc operou ? Ficou 100% ?
    Gostaria de manter contato se possível, e desculpe por incomodã/lo!! É que já não sei mais o que fazer, de tantos médicos consultados com diagnósticos diversos!?!?
    Desde jã agradeço pela colaboração e compreensão.
    Carlos Eduardo S. Medeiros( caedu.medeiros@gmail.com)

    ResponderExcluir
  6. Por favor, tenho 33 anos, passei quase 1 ano sem diagnóstico, e após quase ficar sem andar e fortes dores, fui diagnosticada com síndrome do piriforme, fiz aplicação de botox há 8 meses, o que melhorou parcialmente. Há 2 meses piorei novamente e os médicos falaram que não há o que fazer porque é crônico, mas não consigo ficar nem 5 minutos em pé que o meu lado esquerdo trava e fico mancando, fora a dor insuportável. Será que é possível sonhar com uma cura pois já não aguento mais.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, tenho esse problema tbem. Minha perna direita está atrofiando e meu bumbum está a cada dia a diminuir sinto muita dores. O que faço?

    ResponderExcluir
  8. Alguem que possa dizer que se curou ou teve melhoras com algum tratamento? em 2012 cai sentado com nadega direita sob uma pasta de ferramentas, fiquei com um hematoma escoriações e dores da coluna até o pé. inicialmente fui diagnosticado com lombalgia, em 2015 apos diversos exames e remédios um diagnostico definitivo (SÍNDROME DO PIRIFORME). POREM A UM ANO FIZ CIRURGIA PARA RESSECÇÃO DO MÚSCULO, POREM FIQUEI COM DORES MUITO PIORES NO LOCAL. os médicos me atestaram com (ALODINIA). atualmente estou tomando pregabalina que ajuda contra a sensação de "queimação", pomada de lidocaína no local " só o fato de assoprar na região da cirurgia, sinto como se estivessem me cortando com estilete. e opioides para as "dores na carne" aquela dor de músculo machucado. estou desesperado pois antes eu tinha a esperança de ficar bom apos cirurgia. cada dia aumenta a angustia de conviver com tanta dor. o pior é não ter como provar mensurar tamanha dor. estou cansado de passar de fingido. eu realmente não consigo mais acreditar que tem cura. cada dia penso que é hoje que me mato, mas cada dia acho que devo continuar a luta e que eu possa vencer. não aguento mais. sempre chego a pensar que não foi feita a amputação do maldito músculo. cada passo é como se eu tivesse caído sentado agora mesmo. mas como prova o medico filmou minha cirurgia. pior é sentir uma dor igual do outro lado, só que sem o "caroço no formato de três dedos" e os espasmos. ALGUÉM POR FAVOR ME DIGA QUE TEVE MELHORAS E QUAL TRATAMENTO. NÃO SEI POR QUANTO TEMPO VOU AGUENTAR. segue os link da minha cirurgia caso alguém queira saber como é. me arrependo a cada dia de ter feito tal cirurgia, pois eu sentia dores mas tinha esperança de melhoras. acreditava que teria uma vida novamente. antes da cirurgia se eu controlasse o esforço, mante se os alongamentos e gelo, sempre muito gelo eu até suportava ficar alguns dias sem medicamentos, mas agora nem se eu ficar dia e noite deitado e fazendo o minimo esforço necessário não tem como suportar dois dias sem os remédios para as diversas dores que quem tem esse problema sabe como é. a cada posição que eu fico a dor, parestesia, queimação, fisgadas DORES mudam de lugar. não tem posição suportável, quanto menos confortável. pra dormir só na base do ALPRAZOLAM. alguém que tenha tido melhoras, POR FAVOR... ESTOU DESESPERADO. NÃO RECOMENDO E NUNCA MAIS FAÇO QUALQUER CIRURGIA. MEDICO NENHUM PODE GARANTIR O RESULTADO. EU ACREDITEI, NÃO CONSIGO MAIS... LINKS: https://www.youtube.com/watch?v=q8wZmzjaFJE https://www.youtube.com/watch?v=zZ-gqyX9ToQ https://www.youtube.com/watch?v=RJZxbP8mfkM O PIOR ERA EU TER DINHEIRO PARA FAZER POR VIDEO MAS MEU MEDICO ME CONVENCEU DE QUE POR VIDEO "MAIS MACHUCAVAM O NERVO, E QUE ME DEVOLVERIA O DINHEIRO SE EU NÃO MELHORASSE"... MAS NÃO ME DEVOLVEU O DINHEIRO.

    ResponderExcluir