MEMBRO DA SOCIEDADE BRASIDEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT

MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT
STAFF DO INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - INTO
STAFF DO HOSPITAL CENTRAL DO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO - HCAP

sábado, 16 de junho de 2012

PRÓTESE DE QUADRIL

DEFINIÇÃO

Artroplastia total do quadril, consiste na substituição de um quadril com grande limitação funcional e doloroso por uma prótese metálica ou de outros materiais como a cerâmica por exemplo.
A principal indicação desta cirurgia é a DOR refratária a outros tratamentos conservadores e não achados radiográficos de degeneração articular.
A causa mais comum da indicação da artroplastia total do quadril é a artrose, porém outras como osteonecrose do quadril e sequelas de doença do quadril da criança também devem ser mencionadas.
Esta cirurgia é de grande porte,  logo apresenta riscos como infecção, luxação ( saída da prótese de seu local ), hemorragia, trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar, fratura do fêmur , entre outros. Por este motivo o estudo detalhado da patologia e a indicação correta são fundamentais.
Quando bem indicada e sem complicações os resultados são excelentes, propiciando uma grande melhora da qualidade de vida do paciente.
O pós operatório acarreta uma redução excessiva da dor na maioria dos pacientes ( 95-98%), melhora do arco de movimento do quadril e maior capacidade de realizar todas suas atividades diárias.

PRÓTESE CIMENTADA DO QUADRIL

Esta técnica consiste na fixação da prótese de quadril com cimento ósseo constituído por polimetilmetacrilato ( PMMA ). Este cimento atua interpondo-se entre o osso e a prótese, a fixando sobre pressão. O manto de cimento entre o osso e a prótese deve ter a espessura entra 1,5 - 3,0 mm, para garantir uma boa resistência evitando que a prótese solte do osso.
Utilizamos esta técnica principalmente em pacientes mais idosos, que não possuem uma boa qualidade óssea. Nestes casos não será possível o crescimento ósseo necessário para a fixação da prótese sem o cimento.
Nesta técnica é FUNDAMENTAL a colocação correta do cimento.
Deve ser feito sobre pressão e ocupar toda interface óssea que receberá a prótese de forma homogênea.
Se não for feita uma cimentação adequada, esta terá uma durabilidade menor, soltando a prótese mais precocemente, sendo necessário uma revisão ( troca da prótese ) em um curto espaço de tempo.



PRÓTESE NÃO CIMENTADA

Utiliza-se esta técnica em pacientes com boa estrutura óssea, que permita o crescimento ósseo em direção a prótese a fixando de forma biológica sem a necessidade de cimento.
Na maioria das vezes o material usado na fabricação destas próteses é o titânio.
O titânio possui uma estrutura trabeculada, que permite a penetração do tecido ósseo para seu interior, fixando de forma estável a prótese no osso.
Para uma boa fixação, esta prótese deve ser introduzida sob forte pressão inicial, para entrar bem justa ao osso. Este tipo de fixação é chamada de PRESS-FIT.



PRÓTESE HÍBRIDA

A artroplastia total do quadril apresenta dois componentes: o acetabular e o femoral.
Quando um dos componentes é colocado de forma cimentada e o outro de forma não cimentada, esta técnica é denominada artroplastia total do quadril híbrida.
A forma híbrida mais comum é o componente acetabular ser não cimentado e o componente femoral ser cimentado.
Com a evolução das técnicas e da tecnologia dos materiais, a fixação do componente acetabular, na maioria das vezes, deve ser feita de forma não cimentada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário