MEMBRO DA SOCIEDADE BRASIDEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT

MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT
STAFF DO INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - INTO
STAFF DO HOSPITAL CENTRAL DO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO - HCAP

sábado, 9 de junho de 2012

ARTROSE DO QUADRIL








DEFINIÇÃO

É o resultado de eventos mecânicos e biológicos, que desestabilizam os processos normais de           degradação e síntese de condrócitos da cartilagem articular, matriz extra articular e osso subcondral. Estas alterações incluem o aumento de água e a diminuição  de proteoglicanos e matriz colágena, tudo isso levando deterioração da cartilagem articular. A artrose da articulação coxofeoral ( quadril ) é caracterizado pela presença de dor, redução da mobilidade articular podendo ter até rigidez articular e dificuldade para caminhar.



PREVENÇÃO E TRATAMENTO

O principal fator de risco para a artrose do quadril é a idade. O desgaste da cartilagem articular é mais comum em idosos. Porém adultos jovens podem apresentar artrose precoce do quadril devido à doenças desta articulação, tais como o impacto fêmur acetabular ,epifisiólise e fraturas, pois estas alteram a anatomia normal desta articulação.
Outro fator de risco para a artrose do quadril é a obesidade.
O tratamento inicial sempre deve ser o conservador, usando condroprotetores (sulfato de glicosamina, entre outros), realizando fisioterapia e medidas nutricionais para redução da massa corpórea, caso seja necessário.
O tratamento cirúrgico está indicado quando o processo doloroso não é resolvido com as medidas conservadoras. 
Outra indicação de tratamento cirúrgico é na prevenção da artrose e não na cura desta. São indicadas em pacientes jovens que apresentam alterações anatômicas do quadril, que devem ser corrigidas e assim não causarão seu desgaste  no futuro.
O tratamento cirúrgico de eleição é a artroplastia total do quadril ( prótese de quadril ) , que consiste na substituição de uma articulação doente por uma nova. 
Há inúmeras próteses no mercado, e cada uma será indicada de acordo com o tipo de defeitos ósseo e articular do paciente. Por este motivo a doença deve ser muito bem tratada e estudada, para a cirurgia ser bem indicada e ter sucesso terapêutico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário