MEMBRO DA SOCIEDADE BRASIDEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT

MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT
STAFF DO INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - INTO
STAFF DO HOSPITAL CENTRAL DO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO - HCAP

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

TRÍADE DA MULHER ATLETA


A tríade da mulher atleta é composta por:

1 - Distúrbios alimentares: Esses comportamentos anormais variam nos extremos de gravidade desde uma restrição da ingestão alimentar eté uma anorexia nervosa ou bulimia nervosa. Os distúrbios alimentares podem aumentar a morbidade e até mortalidade a curto e longo prazos, reduzir o desempenho e provocar amenorréia.

2 - Amenorréia:  é a ausência da menstruação. Pode ser primária, que é a ausência da menstruação em mulheres com mais de 16 anos, que já apresentam caracteres sexuais secundários ou secundária que é a ausência de três ou mais ciclos menstruais consecutivos
A amenorréia associada com o exercício ou com anorexia nervosa é de origem hipotalâmica, sendo causada por uma produção reduzida de hormônios ovarianos e hipoestrogenemia. Esta baixa produção hormonal causa também a osteoporose.

3 - Osteoporose: é a diminuição da massa óssea associada com a alteração da sua microestrutura, causando um maior risco de fraturas. Em atletas com a síndrome da mulher atleta, tem sido muito comum a ocorrência das fraturas por estresse.

O melhor tratamento desta síndrome é a prevenção. Uma dieta adequada, um treinamento físico bem elaborado e acompanhamento psicológico, quando detectado qualquer alteração psíquica nessas pacientes.

Depois de instalada, seu tratamento é muito mais complicado, principalmente quando ocorrem fraturas ou transtornos alimentares importantes , sendo necessário acompanhamento psiquiátrico.

Uma publicação antiga de 1999 marcou a posição oficial do AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE em relação a tríade. Destacamos alguns destes ponto:


1. A Tríade da Atleta é uma síndrome importante que consiste de distúrbios alimentares, amenorréia e osteoporose. Os componentes da Tríade estão inter-relacionados na etiologia, na patogênese e nas conseqüências. Devido à definição recente da Tríade4, estudos de prevalência ainda não foram concluídos. Contudo, não ocorre somente em atletas de elite mas também em jovens fisicamente ativas e mulheres que participam em uma ampla série de tipos de atividade física. A Tríade pode resultar em um declínio do desempenho físico, um aumento da morbidade clínica e psicológica e também um aumento da mortalidade.

2. As pressões internas e externas às quais são submetidas jovens e mulheres para atingir ou manter um peso corporal irrealmente baixo está por trás do desenvolvimento desses distúrbios.

3. Esta Tríade é freqüentemente negada, não diagnosticada e subnotificada. Os profissionais da área de Medicina do Esporte devem estar atentos à patogenia inter-relacionada e à apresentação variada dos componentes da Tríade. Devem ser capazes de reconhecer, diagnosticar e tratar ou encaminhar mulheres com qualquer um dos componentes da Tríade.

4. As mulheres que tiverem um dos componentes da Tríade devem ser investigadas para os outros componentes34,35. A investigação da Tríade pode ser realizada no momento da avaliação pré-participação e durante a avaliação clínica das seguintes condições: alterações menstruais, padrões alterados de alimentação, alterações do peso corporal, arritmias cardíacas, incluindo bradicardia, depressão ou fraturas de estresse8,11,34-39.

5. Todos os profissionais da área de Medicina do Esporte e incluindo também técnicos e treinadores, devem aprender sobre a prevenção e o reconhecimento dos sintomas e riscos da Tríade. Todos os profissionais que trabalham com jovens e mulheres fisicamente ativas devem prescrever um treinamento que seja medicamente e psicologicamente adequado. Deve-se evitar pressionar as jovens e as mulheres a reduzir o peso. Os profissionais devem conhecer conceitos básicos sobre nutrição e devem ter como encaminhar as atletas para aconselhamento nutricional e avaliação médica e de saúde mental, quando necessário.

6. Os pais devem evitar pressionar as suas filhas a fazerem dieta e reduzirem o seu peso. Os pais devem ser esclarecidos sobre os sinais de alerta da Tríade e procurar um tratamento clínico para as suas filhas se esses sinais estiverem presentes.

7. Os profissionais da área de Medicina do Esporte, os administradores desportivos e as autoridades governamentais ligadas à área de esportes têm responsabilidade conjunta na prevenção, diagnóstico e tratamento da Tríade. As instituições governamentais devem trabalhar no sentido de oferecer oportunidades de programas educacionais para os técnicos para esclarecê-los e habilitá-los profissionalmente. Deve-se trabalhar no sentido de desenvolver programas para monitorizar os técnicos e outros profissionais envolvidos para assegurar práticas de treinamento seguras.

8. Jovens e mulheres fisicamente ativas devem ser esclarecidas sobre uma nutrição adequada, práticas seguras de treinamento e os sinais e sintomas de alerta da Tríade. Estas devem ser encaminhadas para avaliação médica ao primeiro sinal de qualquer um dos componentes da Tríade.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário