MEMBRO DA SOCIEDADE BRASIDEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT

MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT
STAFF DO INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - INTO
STAFF DO HOSPITAL CENTRAL DO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO - HCAP

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

A BIOMECÂNICA DO FENOMÊNO PHELPS

Como um grande apaixonado pelo estudo da biomecânica, me chama a atenção atletas, que possuem uma superioridade absurda em relação aos seus oponentes. Será , que o treinamento intenso,os torna tão superiores aos demais?
Na maioria das vezes , a resposta é não. Claro, que sem o treinamento, uma vantagem genética , não se traduzirá em conquistas, porém todos os maiores atletas de suas modalidades tem algumas vantagens em relação aos oponentes

Michael Phelps, é um grande exemplo neste quesito. Como mostrarei a seguir neste texto, ele tem uma biomecânica e algumas outras características, que possibilitaram o surgimento do maior atleta olímpico de todos os tempos.

Genética privilegiada, determinação, treinadores e comissões técnicas competentes e apoio de seu país foram uma combinação perfeita para o surgimento deste mito.

Agora vamos citar algumas de suas principais características biomecânicas 

1 - Envergadura: é o comprimento total de ponta a ponta entre os 2 braços estendidos. Geralmente a envergadura de uma pessoa normal equivale a sua altura, podendo variar 5 cm  a mais ou a menos. Já Michael Phelps tem uma envergadura quase 8 cm maior que sua altura. 

2 - Tronco privilegiado: Apresenta um tronco longo e poderoso, desproporcional a sua altura. Comparando as medidas médias da população, Phelps tem um tronco de uma pessoa de 207 cm, enquanto seus membros inferiores são equivalentes a uma pessoa de cerca de 185 cm. Este tronco privilegiado permite sustentar-se mais fora da água que seus rivais, diminuindo assim sua resistência com a água nas provas de golfinho. 
3 - Um artigo do Detroit News o chamou certa ves de "atleta bi-articulado" 
Seus pés tamanho 14 ( cerca de 47 no Brasil ) associado a uma excelente flexibilidade, permite dobrar seu tornozelo 15 graus mais distante, que a média de seus principais oponentes, funcionando como uma verdadeira nadadeira. Essa excelente flexibilidade também é vista em seus cotovelos e joelhos.

3 - Produção de ácido lático: Essa característica não é biomecânica, mas nos estudos de artigos em relação a ele achei essa informação . 
Quando fazemos atividade física, principalmente as anaeróbicas ( tiros por exemplo) , nossos músculos produzem ácido lático como fonte de energia. Porém, quando em níveis elevados levam a fadiga e diminuem a contração muscular. Para diminuir esses níveis, é necessário o repouso. 
Porém Phelps produz menos da metade do ácido lático, que seus principais rivais. Logo, sua recuperação ocorre em poucos minutos, e assim poder competir várias provas em curto espaço de tempo mantendo sempre a alta performance. 

Como citado acima, todas suas conquistas não são resumidas a sua genética favorável. 

By graphic by Andrew Blenkinsop and Rory Hart - Gráficos usado no texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário