MEMBRO DA SOCIEDADE BRASIDEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT

MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT
STAFF DO INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - INTO
STAFF DO HOSPITAL CENTRAL DO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO - HCAP

sábado, 5 de novembro de 2011

TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA OSTEOARTROSE ( VISCOSSUPLEMENTAÇÃO )

A viscossuplementação é a reposição do líquido sinovial através da injeção de ácido hialurônico dentro do espaço intra-articular.

O Líquido Sinovial de articulações artrósicas apresenta elasticidade e viscosidade muito inferiores àquelas de articulações normais, alterando assim a força de transmissão mecânica à cartilagem, aumentando sua suscetibilidade a traumas mecânicos e ao desgaste natural.

O objetivo do tratamento de viscossuplementação da osteoartrose do joelho por meio da infiltração de hialuronato ou de seus derivados é numa tentativa de retornar a elasticidade e a viscosidade do líquido sinovial normal e assim reduzir o risco da degeneração articular

As propriedades viscoelásticas do Hialuronato de sódio, dão ao líquido sinovial propriedades de absorção de choque e de lubrificação, enquanto seu tamanho molecular grande e hidrofilia servem para reter fluido na cavidade articular.

Atividade condroprotetora: A viscossuplementação alivia os sintomas da osteoartrose, e pode, talvez, inibir a degeneração da cartilagem articular, pela estimulação da via anabólica dos condrócitos (modulando a proliferação celular, a migração e a expressão genética de condrócitos com atividade reparadora) e pela lavagem da articulação com radicais livres (Rezende, 2006).

Estudos clínicos sobre viscossuplementação: Há três meta-análises entre 2004 e 2005 sobre viscossuplementação. Uma delas encontra-se em Bellamy et al. (2005), em que mostram efeitos benéficos na dor, na função e na avaliação global do paciente tratado com ácido hialurônico para a artrose. Há evidência clínica de efeito modificador da doença osteoartrósica (condroproteção), quer o acesso seja por raios-x, artroscopia ou análise histológica mostrando melhora da superfície da cartilagem, densidade e viabilidade de condrócitos.

Aplicação: A dosagem preconizada é de três a cinco ampolas intra-articulares

sendo uma aplicação semanal. Tem início de ação mais lento, 2-5 semanas, porém seu efeito é mais prolongado de 4-12 meses

Nenhum comentário:

Postar um comentário