MEMBRO DA SOCIEDADE BRASIDEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT

MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT
STAFF DO INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - INTO
STAFF DO HOSPITAL CENTRAL DO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO - HCAP

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Impacto Fêmuro Acetabular

Impacto Fêmuro Acetabular é uma patologia que ocorre, quando há uma alteração mecânica na articulação do quadril. Os movimentos extremos de flexão e rotação interna são os maiores riscos para o acontecimento da lesão.

A patologia pode ocorrer por alteração no colo do fêmur (CAM), no acetábulo (PINCER) ou nos dois (MISTO), o que é mais comum.



O indivíduo já nasce com uma alteração anatômica, mas a excessiva prática de atividades físicas pode acelerar o desenvolvimento da doença. O impacto fêmuro acetabular é mais comum em atletas, principalmente tenistas (Gustavo Kuerten é um exemplo ), jogadores de futebol (aconteceu com Bebeto), lutadores e goleiros de róquei no gelo. Isso acontece porque, nestas modalidades esportivas, o quadril sofre mudanças bruscas de movimento.

No tênis atual, por exemplo, o jogo está cada vez mais veloz. Logo, o tenista não vira mais o corpo todo para dar um backhand, ele faz todo o movimento de rotação no quadril.


O quadro clínico é de uma dor na virilha que piora durante as atividades físicas de alto impacto e tem caráter progressivo.


Além da dor progressiva, o Impacto Fêmuro Acetabular pode gerar alterações degenerativas do quadril, o que é chamado de artrose. Logo, quanto antes iniciado o tratamento, menor será a alteração na articulação do quadril.

O tratamento inicial é fisioterápico, com o objetivo de aliviar a dor e de manter o quadril com bom arco de movimento.

A artroscopia do quadril veio para revolucionar o tratamento desta patologia, evitando a evolusão precoce da artrose



Caso a artrose já esteja implantada, a única forma terapêutica de tratamento, atém da fisioterapia, é a colocação da prótese de quadril.
Por isso, é muito importante que pacientes jovens procurem seu ortopedista assim que comecem a sentir dores.