MEMBRO DA SOCIEDADE BRASIDEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT

MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT
STAFF DO INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - INTO
STAFF DO HOSPITAL CENTRAL DO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO - HCAP

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ATIVIDADE FÍSICA E ARTROSE

Muitos são os fatores, que predispõe a doença degenerativa dos membros inferiores, principalmente as do joelho.
O fator de risco mais importante para a artrose do joelho é a idade avançada, porém fatores como obesidade, deformidades dos membros inferiores, fraturas do joelho, lesões meniscais e ligamentares favorecem o aparecimento precoce da artrose.
E a atividade física? Previne ou provoca a artrose ?
As atividades físicas de baixo impacto, como a hidroginástica, pilates e alongamentos, previnem as lesões articulares, além de melhorar o quadro inflamatório nos pacientes com  artrose, e assim melhoram a dor no joelho

As atividades de alto impacto como a corrida, futebol e lutas, podem causar lesões cartilaginosas, e assim causar ou precipitar a artrose.

Um trabalho recente apresentado pelo Dr Christoph Stehling,  analisou a ressonância nuclear magnética ( RNM ) de pacientes entre 45 e 55 anos divididos em três grupos baseados na atividade física se de baixo, médio ou alto impacto. Os pacientes com atividades de alto impacto apresentaram maiores alterações na RNM  . O grupo com atividade de alto impacto apresentaram maior incidência de lesões cartilaginosas, edema medular e lesões meniscais, porém nenhum dos pacientes avaliados apresentava dor no joelho.

O idoso não é proibido de fazer atividade física de alto impacto, inclusive muitos são os idosos, que participam de provas de corrida de rua. Porém o acompanhamento em conjunto do médico assistente e do professor de educação física é muito importante na elaboração do treinamento físico ideal.