MEMBRO DA SOCIEDADE BRASIDEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT

MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT
STAFF DO INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - INTO
STAFF DO HOSPITAL CENTRAL DO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO - HCAP

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

GELO OU CALOR

Uma pergunta frequente no dia a dia do ortopedista é se o paciente deve aplicar gelo ou água quente no local da dor.

Nos casos traumáticos e nas patologias degenerativas articulares oriento o paciente a usar o gelo nos primeiros 7 dias para diminuir a resposta inflamatória no local.
Já nos pacientes com dores crônicas de origem muscular, como por exemplo na fibromialgia, o paciente geralmente não responde bem ao gelo, sendo a água MORNA útil para diminuir o espasmo muscular e assim as dores locais

Porque usar a crioterapia ( GELO )?
O gelo diminui o metabolismo e a atividade tecidual, inclusive de vasos e nervos.
Inicialmente ocorre uma vasoconstrição e logo em seguida uma vasodilatação reflexa.
A água morna por sua vez provoca somente a segunda fase ou seja vasodilatação.

A vasoconstrição produz o efeito anestésico no local( por isso sentimos menos a pele no local quando tocamos)por um período prolongado mesmo com a retirada do gelo.

A vasodilatação reflexa que ocorre após os primeiros minutos é mais intensa e mais prolongada quando é usado o gelo em comparação com a produzida pela água morna. Sempre deixando claro que a água é MORNA, e não quente.

Alguns pacientes podem não suportar bem o gelo, este fenômeno é muito comum em idosos. Áreas de protuberância óssea, como na coluna cervical, também não respondem bem ao gelo

O gelo deve ser usado por quantos minutos ?

Entre 15 e 20 minutos, evitar o uso por períodos mais prolongados,pois pode provocar queimaduras. Para diminuir ainda mais o risco de queimaduras nunca devemos colocar o gelo diretamente sobre a pele, esta deve estar protegida por um pano e o gelo deve estar dentro de uma sacola plástica.

Bolsas térmicas ou gelo?
O uso de saco plástico com gelo picado g é muito mais eficiente. O saco plástico cheio de gelo se molda a superfície da região e proporciona uma temperatura homogênea em todos os pontos, e além disso sua temperatura se mantém por mais tempo que as bolsas térmicas.

O que é banho de contraste?

O banho de contraste é o uso de água morna e água gelada de modo alternado. Em geral é usado para melhorar os edemas crônicos.

O banho de contraste deve ser preparado com duas bacias. Na primeira coloque água quente até uma temperatura de 36-38 graus, na outra coloque agua gelada com vários cubos de gelo. Inicialmente colocando os pés ou as mãos na água morna durante 3 minutos e a seguir coloque na água gelada durante 1 minuto. Repita este processo 3 a 5 vezes e sempre terminando pela água fria. A medida que a água morna for esfriando complete com mais água quente.

Cada paciente pode responder de maneira diferente a termoterapia, mas espero que a idéia básica tenha sido passada.