MEMBRO DA SOCIEDADE BRASIDEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT

MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - SBOT
STAFF DO INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - INTO
STAFF DO HOSPITAL CENTRAL DO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO - HCAP

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CIRURGIA NAVEGADA

O Sistema de Navegação Cirúrgica é um equipamento de localização espacial em tempo real que relaciona os instrumentos cirúrgicos com as estruturas anatômicas do paciente.

O sistema analisa as imagens do ambiente e reconhece as imagem definidos como marcadores. A partir do reconhecimento destes marcadores, o navegador calcula o posicionamento espacial gerando em tempo real coordenadas nos eixos X,Y e Z dos marcadores.

O resultado deste cálculo permite mostrar continuamente o posicionamento do instrumento cirúrgico em relação ao paciente, e assim marcar com precisão o melhor local para realizar cortes ósseos, colocar componentes de próteses entre outras.


Com o uso do navegador, diminui muito o risco de erros médicos em cirurgias ortopédicas, como o encurtamento e alteração rotacional de membros inferiores em artroplastias de quadril, redução inadequadas de fraturas, cortes precisos em osteotomias e melhor posicionamento do enxerto em cirurgias de reconstrução de ligamento cruzado anterior.


Aqui temos uma matéria do jornal O globo sobre navegação cirúrgica http://www.orthopilot.com.br/documents/Services/O_Globo.pdf

sábado, 18 de junho de 2011

CASA SEGURA

A terceira idade exige cuidados! Entretanto o ambiente domiciliar muitas vezes é esquecido, pois o idoso vive anos na mesma residência e não percebe a necessidade de mudanças. E, é exatamente lá, em que os piores acidentes acontecem. Podemos citar as fraturas e o traumatismo crânio encefálico como consequêcias.

A campanha CASA SEGURA vem crescendo a cada dia, contando com apoio de arquitetos, engenheiros e médicos, com o objetivo de divulgar informações sobre um ambiente domiciliar mais seguro e que atenda melhor as necessidades de vida do idoso.

Alguns itens são fundamentais como acessibilidade, segurança,conforto e independência.

Nós, ortopedistas, divulgamos mais informações sobre prevenção de quedas - e conseguintemente, fraturas- pois é a área de nosso maior conhecimento. Nesta postagem, vou citar algumas dicas que sempre dou aos meus pacientes para previni-las.
1 - Evitar tapetes pela casa
2 - Evitar deixar objetos jogados pela circulação da casa
3 - Tapetes anti derrapantes e corrimão em banheiros ( boxe, vaso sanitário...)
4 - Dependendo do quadro clínico do idoso, tomar banho sentado
5 - Não trocar lâmpadas
6 - Sofás e poltronas de altura adequada, nunca muito baixas, pois dificulta tanto o sentar quanto o levantar
7 - Sempre deixar uma luz acesa no período noturno, geralmente a do corredor de acesso do quarto ao resto da casa.
8 - Deixar sempre uma garrafa de água na cabeceira da cama, evitando se levantar à noite.
9 - Maçanetas e portas leves, fáceis de serem abertas
10 - Ar condicionado, televisores e qualquer outro utencílio, em uma altura acessível sem esforço ou que sejam ligados com controle remoto.

Essas são 10 dicas básicas, um site muito completo que sempre indico é o http://www.casasegura.arq.br/ Lá tem informações completas como altura de móveis, medidas de porta de acesso entre outras mais

Espero ajudar a prevenir acidentes domiciliares!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

ANATOMIA:
A articulação do joelho contém dois ligamentos cruzados que tem a função de impedir o movimento de translação anterior ou posterior da tíbia em relação ao fêmur.
O ligamento cruzado anterior (LCA) mede aproximadamente 38mm de comprimento e 10 mm de largura, originando-se no fêmur e inserindo-se na interespinha da tíbia.

MECANISMO DE LESÃO:

As lesões podem ser parciais ou totais e o mecanismo de trauma pode ser direto ou indireto. Quase sempre a lesão é dada por uma manobra de torção, e desaceleração súbita geralmente seguida de estalos e hemartroses ( derrame sanguíneo na articulação )presente dentro de poucas horas.
O mecanismo de lesão mais comum do LCA ocorre nas práticas esportivas quando o pé fica fixo no chão e promove uma força de rotação do joelho,onde freqüentemente são observadas lesões do ligamento colateral medial ou lateral e lesão meniscal.

DIAGNÓSTICO:

O diagnóstico é clínico baseado na história do indivíduo e nos exames que testam a instabilidade do joelho ( Ex. Gaveta Anterior e Lachman )

A Ressonância Nuclear Magnética é o exame padrão ouro para confirmar o diagnóstico e é útil para avaliar lesões meniscais associadas

TRATAMENTO:

O tratamento da lesão inicialmente é conservador, visando diminuir a resposta inflamatória. Nesta fase a fisioterapia e os anti inflamatórios são usados
Depois o tratamento dependerá de cada caso.

Pacientes jovens com instabilidade do joelho O tratamento é cirúrgico, já pacientes que apresentam alterações degenerativas ( artrose ) do joelho o tratamento tende a ser conservador.

O tratamento cirúrgico é importante, pois além de fornecer estabilidade necessária ao joelho nas atividades diárias e práticas esportiva, ajuda também a prevenir lesões degenerativas meniscais e artrose do joelho a longo prazo.

Geralmente aguardamos 6 semanas do momento do trauma para a realização da cirurgia, período suficiente para controlar todo processo inflamatório do joelho e ter um melhor resultado pós operatório

Várias são as técnicas cirúrgicas usadas, porém duas merecem destaque na reconstrução do LCA:
1 - Retirada do enxerto do tendão patelar
2 - Retirada do enxerto dos tendões semitendínio e grácil
Cada uma tem vantagens e desvantagens, depende muito da escolha do cirurgião.
Eu particurlamente prefiro a técnica do semitendíneo e grácil.

Estes enxertos são retirados do joelho do próprio paciente e usados para substituir o ligamento lesado



PÓS OPERATÓRIO

A fisioterapia é fundamental no pós operatório, para tratamento do processo inflamatório, ganho do arco de movimento, fortalecimento muscular, propriocepção e exercícios de marcha.
Evitando assim complicações como a artrofibrose ( fibrose do joelho com perda do seu arco de movimento)

O tempo médio de retono as atividades esportivas geralmente varia de 6 - 9 meses

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Condromalácea

O que é?

Condromalácea é um desgaste da cartilagem da patela.
No meio médico usamos a classificação de Outerbridge para avaliar a sua gravidade:
GRAU I : amolecimento da cartilagem
GRAU II : fragmentação e fissura da cartilagem em uma área menor ou igual à aproximadamente 1,5 cm
GRAU III: fragmentação e fissura da cartilagem em uma área maior ou igual à aproximadamente 1,5 cm
GRAU IV: erosão da cartilagem com exposição do osso subcondral


Principais sintomas:
1 - Dor no joelho pior ao subir ou descer escadas e ladeiras, atividades físicas principalmente andar de bicicletas ou atividades de agachamento.
Outra queixa comum é dor ao levantar da cadeira após longo tempo sentado, como em cinemas,teatros e longas viagens
2 - Creptação no joelho, na articulação do fêmur com a patela.
3 - Quadros mais graves podem gerar derrame articular pelo processo inflamatório

E porque aparece a condromalácea?
1 - Fatores genéticos
2 - Alteração anatômica: genovalgo ( joelhos para dentro ), patela mais alta que o normal, patela lateralizada e trócela femoral rasa são as mais comuns que alteram a biomecânica da articulação, fazendo com que a patela não se desloque normalmente pelo fêmur gerando um desgaste da cartilagem patelar.
3 - Desequilíbrio da muscularura do quadríceps, como a sua hipotrofia ou encurtamento da musculatura posterior do joelho ( músculos ísquiotibiais e panturrilhas )gerando uma alteração no "Tracking" ou trajeto percorrido da patela sobre o fêmur.
4 - Microtraumatismo repetitivos como ocorre nos esportes de impacto como futebol, volei e basquete


Diagnóstico:
O diagnóstico da dor Fêmuro patelar é clínico, baseado na história e exame físico, mas o diagnóstico da condromalácea é feito apenas pela Ressonância Nuclear Magnética, pois apenas com o exame de imagem podemos ver a real lesão da cartilagem
Podemos pedir também RX e Tomografia dos joelhos, para estudar melhor a anatomia óssea e ver a causa do desgaste da cartilagem, como por exemplo, ver se a patela é mais alta ou lateralizada.



Tratamento:
Inicialmente é conservador. A fisioterapia inicialmente tem o objetivo de analgesia e equilíbrio muscular para diminuir a hiper pressão patelar.
Musculação, pilates e alongamento são fundamentais para a melhora do processo.
Fortalecimento do quadríceps, principalmente a porção do vasto medial oblíquo, alongamento dos ísquio tibiais e panturrilhas são os pontos principais a serem realizados no trabalho muscular
Caso não seja resolvido, o tratamento cirúrgico pode ser indicado baseado na causa no processo, podendo ser cirurgia via artroscópica ( vídeo ) ou aberta.